Pular para o conteúdo

Pneus

  • por

Toda vez que você viaja, o primeiro item a verificar são os pneus. Para evitar imprevistos, o ideal é monitorar o desgaste regularmente ao longo do ano. Com as marcações Thread Wear Indicator (TWI), não há segredo: basta verificar se os sulcos da borracha do pneu não se desgastaram no mesmo nível da banda de rodagem. Isso indica que o pneu tem pelo menos 1,6 cm de espessura.

Outro ponto importante é comparar o desgaste entre os pneus. Por exemplo, quando um carro está desalinhado, é comum ter mais desgaste de um lado (interior ou exterior). Se isso acontecer e você não girar, o pneu pode estourar ou chegar ao fim de sua vida útil em menos tempo.

Vale ressaltar que o pasto não pode ser esquecido! Lembre-se dele ao calibrar seus pneus antes de pegar a estrada – procure pneus irregulares e calibre de acordo com as instruções do fabricante. Afinal, além de correr o risco de ter problemas sem ele, sua ausência vem com pênalti.

Finalmente, evite deixar sujeira acumulada. Toda peça de borracha, principalmente os pneus, tende a se deteriorar mais rapidamente se não for mantida em bom estado de limpeza.